top of page

Você tem consciência da importância do bom funcionamento dos intestinos na saúde física e emocional?

Foto do escritor: Vinicius MacedoVinicius Macedo

Atualizado: 30 de jan. de 2020

Seu bom funcionamento influência diretamente a eficiência de nossa imunidade. Uma boa comunicação entre o sistema nervoso central e o sistema nervoso entérico é necessária para que este sistema seja alertado para produzir serotonina, que nesta região tem efeito hormonal.


Matéria publicada em 27 setembro 2018
Por que o intestino é considerado nosso '2º cérebro’ e outros 5 fatos surpreendentes sobre o órgão

Na área intestinal é produzida mais de 95% deste neurotransmissor. Sua característica hormonal vem do fato deste neurotransmissor, produzido nos neurônios da região, serem lançados nas fendas sinápticas. Uma parte deles extrapola a fenda sináptica e entra na corrente sanguínea e percorrem todo o corpo e são utilizados por outras células nervosas, causando uma sensação de bem estar. Sua baixa produção é um dos motivos da apatia, quadros depressivos e ampliação da sensação de dor. O sistema serotonérgico exerce um papel bem conhecido sobre a homeostase orgânica.


Além de atuar sobre a modulação da motilidade gastrintestinal e função plaquetária, a serotonina (5-HT) participa efetivamente da regulação hidroeletrolítica, modulando a sede e o apetite, ingestão alimentar, balanço energético, regulação da emoção e processos do controle comportamental (MOHAMMAD-ZADEH; MO-SES; GWALTNEY-BRANT, 2008).


44 visualizações0 comentário

Comments


Saúde é Consciência

Apoio

Ter saúde é uma questão de consciência. A doença é acima de tudo um desequilíbrio, e quando nos conhecemos e nos harmonizamos física, emocionalmente e mentalmente, estamos criando uma barreira protetora. Este equilíbrio se traduz em homeostase fisiológica com nosso sistema imunológico restabelecido.

informação é a força mais influente no universo. "Jacob Bekenstein"

Instagram.jpg
Azul esboçado TV
WhatsApp.jpg
bottom of page